Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ideias...pesquisas

      O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando dúvida em relação ao futuro da humanidade.
               Um dos princípios da sustentabilidade aplicado à decoração de interiores está relacionado à utilização de produtos que reduzem o impacto ambiental. Podem ser materiais de revestimento, mobiliário e complementos como cortinas, luminárias e outros acessórios, considerando todo o ciclo de vida útil, desde a concepção da idéia, escolha de matéria-prima, passando pela fabricação, uso e descarte.
Tendo em vista esse conceito, o presente trabalho pretende realizar toda a decoração de um quarto de adolescente, utilizando o REFUGO DE MADEIRA e SOBRA DE TECIDOS, considerando seus métodos de reciclagem, abordagens de materiais alternativos, melhoramentos do processo de transformação e de todos os componentes do ciclo de vida do produto. 
O material escolhido para realização desse trabalho de sustentabilidade foi a madeira de refugo e sobras de tecidos.
O reaproveitamento e reciclagem da madeira proporcionam alto potencial de renda na fabricação de mobiliário tornando-o um projeto ecologicamente correto. Todas as atividades desenvolvidas pela confecção do projeto levam em consideração o aspecto ambiental, social e da prestação social propriamente dita, além de reconhecer o potencial de geração de renda existente na cadeia de recicláveis a partir de seu gerador, contribuímos também para geração de trabalho e renda. Com esse projeto contribuímos e incentivamos para que a iniciativa privada potencialize a coleta seletiva e o destino adequado dos resíduos dando também preferência a esta categoria.
O conceito inicial é focado principalmente no reaproveitamento de tecidos em retalhos que são descartados por fábricas e costureiras de pequeno porte. Utilizando o material de maneira surpreendente, chamando atenção para as possibilidades de reutilização nas mais variadas formas de ambientes.
Considerando-se os conceitos de eco design, produtos são desenvolvidos com o meio ambiente em mente, levando em conta não somente a aquisição da matéria-prima, como também o ciclo de vida do produto e as conseqüências decorrentes do seu descarte. Dessa forma, projetar um eco-produto requer:
· Escolha de materiais com baixo impacto ambiental.
· Processos de fabricação com eficiência energética.
· Produtos com longo ciclo de vida e que possam ser consertados ou reaproveitados.
Não obstante, o eco-design também promove a conscientização e educação ambiental dos consumidores, pois se preocupa com a utilização e a gestão de seus produtos, porém não deixa de levar em consideração fatores chave para a aceitação do produto como: qualidade, custo, segurança, ergonomia e estética. Ambientes escolhidos foram um quarto para uma adolescente e uma varanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário